|
Ir
![]() |
Novo
![]() |
Encontrar
![]() |
Notificar
![]() |
Instrumentos
![]() |
Responder
![]() |
Qual é o melhor método para melhorar o tráfego?
Compartilhe sua opinião! |
|||
|
Criação de faixa exclusivas para motos e bicicletas.
Criação de Ciclodutos , viadutos aereos de baixo custo para trafego de motocicletas e bicicletas. Proibição definitiva de trafego de carros nos grande centros urbanos. Criação de horario comerciais rotativos ou em 3 turnos de 24 h. descentralização de serviços. Incentivo do HomeOffice nas empresas. |
||||
|
Trabalho de casa 2 vezes por semana.
Horários alternativos de trabalho. |
||||
|
Soluções para transporte e trânsito requerem um debate na sociedade sobre a seguinte questão? Qual a mobilidade que queremos? A América Latina possui os maiores índices de urbanização no mundo e pior em pouco tempo desde os anos de 1950. São Paulo, Cid. do México, Rio de Janeiro, dentre outras, crescem e multiplicam seus problemas de transporte. Não podemos continuar a desencadear o pensamento dos anos 1960, ou seja, aumentar a infra-estrutura viária, pois isto nos traria uma pseudo solução e logo atraria mais veículos para as vias. A solução começa por investimento maciço em transporte público de alta capacidade (trem, metrô, barcas) aliado a Projetos de Mobilidade urbana sustentável. Temos que colocar em prática, no caso brasileiro, os Art 183 da CF, o estatuto da Cidade e as políticas de mobilidade urbana do Min. das Cidades. Assim reduziremos ou pelo menos mnateremos estagnados o caos em que nos encontramos. Resta saber: ** o lobby da indústria automobilística poderá ser enfrentado em pró da qualidade de vida da população em geral.
Francisco Junior - Geógrafo. |
||||
|
Diluir o horário de pico da seguinte maneira: abrir a possibilidade de, por exemplo, entrarmos no serviço às 5 h da manhã, e sairmos às 15h, ou então entrarmos às 11h e sair às 21h. Horário de trabalho flexível, ** bem que com certeza vai aparecer algum ****** querendo cismar com o lance de horas extras, CLT, etc.
|
||||
|
As vezes, nem tudos os problemas complexos precisam de soluções complexas... as vezes as soluções estão sob a nossa nariz e a gente nem percebe.
Meu carro quebrou no final de semana e fui obrigado a pegar um ônibus pro escritório hoje de manhã, coisa que não fazia ha muito tempo. Tudo bem... teve que sair de casa uma hora antes do normal, mais listo os beneficios desta ação: -NÃO estresei no trânsito. -Teve a chance de fazer algo que na corraría da vida as vezes não dá: ler um bom livro... -Meu carro não saiú nem sairá na rua hoje, contribuíndo positivamente ao problema do trânsito e da contaminação Em fim... as vezes as coisas ruins estão acompanhadas de coisas boas: depois desta experiência hoje, estou considerando fazé-lo mais vezes, tal vez 2 ou 3 por semana... quem sabe consega adiantar mais nas minhas leturas e não estresse mais com os outros habitantes desta cidade... ** este esforço e esta filosofía fosse levada por uma, 10, 100, 1000 pessoas, a nossa contribuição começaria ser percebeda: por nos, por aqueles que estão perto de nos, e pelas gerações que estão pra vir. Lembremos sempre que o mundo não é uma herança pros nossos filhos, e sim foi emprestado deles... não custa nada cuidar dele! Lembranças.... :.type:system,DRK_UBBX_MODULE |
||||
|
Vou usar como exemplo de trânsito caótico a região metropolitana de são paulo.
Não podemos admitir que a região metropolitana de são paulo com mais de 20 milhões de pessoas não possua uma rede de metrô totalmente interligada. O que temos são linhas nas regiões centrais, e super lotadas, masmo fora dos horários de pico. A minha solução para o trânsito, mas especificamnete o trânsito de são paulo, é a construção de várias linhas de metrô que interligue até as periferias de são paulo. Dou um exemplo, minha mãe mora em São Caetano do Sul, próximo aos trens (CPTM), para ela é mais fácil pegar seu carro, atravessar são paulo até a freguesia do ó, do que ir de trem. Isso pq o trem não está interligado, não tem estação, nem de metrô e nem de trem próxima ao seu trabalho. Portanto, para minha a solução para o trânsito é a construção de várias linhas de metrô e trem, com interligação, e de fácil acesso. |
||||
|
Acredito que a solução seria o desenvolvimento de um veículo com capacidade de uma pessoa que fosse confortável, com proteção contra as intempéries naturais e com dimensões bem pré-determinadas por lei (para regulamentar a fabricação pelas fábricas). Estes veículos seriam os únicos, além de motos, a poderem circular em determinadas ruas ou horários.
Nós temos alguns pontos que são difíceis de abrir mão, são eles: conforto, individualismo, segurança e personalidade. Tem que ser criada uma solução que atenda à todos estes e forçar à usá-la em termos da lei. |
||||
|
Sabe, todos estão dizendo em soluções tais como bicicleta e pedágio... Mas lanço uma perguntinha básica: Quem é a massa(maioria) que utiliza o carro como um símbolo de status social? A classe média...
Mas o problema pode ser resolvido de forma mais amena. Caso as pessoas fossem mais inteligentes... Eu morava a 22 km do trabalho e hoje moro a 3 e vou diariamente de bike para o trabalho. A grande massa que reclama não vê que o problema é a distância pelo simples prazer de falar que mora na região mais chique da cidade em detrimento do bem-estar. Troca-s e 2:30h dentro de suas latas de sardinha particulares que poderiam muito bem descansar e/ou divertirem para mostrar um bem que só desvaloriza. Continha básica anual: 200 dias * 2,5 horas = 500 horas = > 20 dias ininterruptos no carro!!! Existem áreas ótimas em todas as zonas(sul, oeste, leste...) da cidade. Será que vale mesmo o status? Eu não acho... Ronaldo Toshio Bancário e Ciclista Urbanotype:system,DRK_UBBX_MODULE |
||||
|
A solução é incentivar os transportes coletivos ônibus, trens e metrôs e que sejam tão bons como um carro de luxo . Não dá para ver as ruas e avenidas cheias de carros com uma só pessoa dentro. Aproveitar os canteiros das grandes avenidas e ampliar mais as pistas. Aumentar a velocidade das vias expressas.
|
||||
|
O transito é simplesmente uma via de origem para o destino, e quanto mais pessoas necessitam de tal canal, como numa vazão física de um duto, maior a pressão. Esta pressão traduz-** em engarrafamentos, já que não funciona como fluido em que a velocidade deste aumentaria, sendo assim, não temos e nunca teremos a mesma mobilidade. Aumentando a quantidade e largura dos "dutos" teríamos um ligeiro acréscimo na velocidade, mas jamais o fim dos engarrafamentos em nosso estado atual.
As vendas totais de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários) no varejo cresceram 33,73% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado, somando 346.183 unidades, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Vemos, portanto, um arrasador crescimento na compra de veículos no Brasil, isso trará um acréscimo gradativo no entupimento das artérias. Já que não podemos aumentar as dimensões das vias, diminuir a quantidade de veículos, nem a sensação de conforto que o cidadão de classe média sente, após anos de sacrifício para comprar seu automóvel, nos restaria somente criarmos leis que proíbam a circulação de carros de passeios não cadastrados (moradores) nos grandes centros urbanos durante os dias úteis, criando terminais rodoviários em vias próximas as metrópoles com vasto estacionamento pra troca de veículo, podendo utilizar a partir daí ônibus exclusivos que circulam nas metrópoles. Com isso teríamos diversos confrontos de opiniões, principalmente do comercio, que lucra diariamente com suas vendas, seja de alimentos a outros simples produtos, no entanto, este não deixaria de lucrar nos fins de semana, feriados e nem mesmo durante a semana, já que os condutores simplesmente mudariam de meio de transporte não de consumo. Mais um confronto seria com pessoas que necessitam de deslocamento até médicos, consultórios, isso seria resolvido com um belo diálogo e um cadastro num sistema computadorizado, além disso nenhuma placa vai cinco vezes por semana ao médico em casos normais, sendo assim o “jeitinho brasileiro” não suplantaria a dimensão do empreendimento. Outra saída complementar seria acabar com os horários de pico, variando, como em outras opiniões já citadas, os horários de entrada e saída de diversos “ambientes flexíveis” para nossa utilização, como o horário de trabalho, escola, universidades. Aulas primárias poderiam começar uma hora antes ou uma hora depois do horário de cursos secundários, certos postos de trabalho com maior demanda teriam horários pré estabelecidos por lei, isso com um belo estudo sério, facilitaria e muito a vida dos brasileiros. maycal_souto@hotmail.comtype:system,DRK_UBBX_MODULE |
||||
|
Bicicleta.
O volume de veículos particulares que circulam na cidade de São Paulo é em sua grande maioria devido às pessoas que os utilizam para deslocar-** até o trabalho. Sou ciclista e conheço muitas pessoas que iriam trabalhar com sua bicileta ao invés do carro (incluindo eu) caso a empresa aonde trabalham oferecesse um vestiário com chuveiro, armários e um bicicletário. Para que as empresas criassem essa estrutura poderia haver isenção de algum imposto como incentivo para estimular a difusão dessa estrutura que deveria expandir-** com a implantação de ciclovias e maior espaço para bicicletas no Metrô. Na Europa isso já é bem mais comum. No Brasil ainda não perceberam essa oportunidade de melhorar a qualidade de vida de todos. |
||||
|
Trânsito...
Problema muito técnico esse, mas vamos lá, bicicleta? ótimo, mas onde tem ciclovia? concordo em diminuir as pistas destinadas aos veiculos para construção de ciclovias. Deixar o carro em casa e ir trabalhar de transporte publico? tambem é uma ótima quando voce consegue pelo menos entrar dentro dele, ler um livro? de que jeito quando a quase uma centena de pessoas em lugar que deveria ter menos de 40. Culpa da classe média que quer ** aparecer? tambem não creio, locomoção é uma necessidade básica e tanto faz um fusca ou uma BMW, no transito eles ficam todos inertes, minha solução para este problema é: Abra o seu coração e dê carona para as pessoas, mais de 90% dos veículos das grandes cidades viajam apenas com o motorista em seu interior, mostrem para seus colegas de trabalho, faculdade e tambem na escola dos seus filhos, que compartilhar é o melhor solução para todos. Exemplo pratico: A faculdade que estudava tinha 6.000 alunos no período noturno, bastou um simples anúncio no mural que apareceram dezenas de interessados em compartilhar carona comigo, passei a ir para a faculdade com o meu carro apenas uma vez na semana, economizava R$ 80,00 de estacionamento e mais uma boa soma em combustivel todo o mês, e ainda criamos laços de amizade que perduram até hoje. Faço a mesma coisa com colegas de trabalho e com outros alunos da escola de minha filha. |
||||
|
MOTOCICLISTA há 40 anos,e cursando graduação na POLI-USP, e com o crescente numero de mótos em circulação tenho observado que grande quantidade dos acidentes com mótos nos centros urbanos acontecem nos cruzamentos, momento em que as mótos estão "encaixotadas" entre os veiculos, e ao ficar verde o semáforo, todos arrancam ao mesmo tempo, porém como os carros tem mais torque,e num simples movimento involuntário de apenas 1cm do volante, um carro pode "fechar" uma móto que está a 10cm de sua lateral, num corredor sem saida (já me ví nessa situação uma centena de vezes)
SUGESTÃO 01- (Baixo custo, só tinta),antes da faixa de pedestre, ** crie uma FAIXA PARA MOTOS, o que lhes permitem sair do "encaixotamento", enquanto os carros estão parados, e ali ** posicionarem e arrancar na frente, podendo fazer conversão a direita ou esquerda sem risco e em frente ainda terão a pista livre até o próximo semáforo, onde o ciclo ** completa. SUGESTÃO 02: (mais técnica porém com custo inferior aos causados por traumas e mortes)Controlar o tempo semafórico com indicativo: SÓ MOTOS, No 1° tempo de VERDE,e demais veiculos no 2° tempo ( a;dois faróis verdes,b;ou verde e amarelo piscante,c; ou cronômetros regressivos de poucos segundos. E nas marginais e grandes corredores uma faixa exclusiva para mótos á esquerda do meio fio, demarcada e sinalizada com "olho de gato" em todo o trajeto,FICANDO PROIBIDO O TRAFEGO DE MOTOS ENTRE OS CARROS, até que cheguem num cruzamento e ** posicionem no local reservado e demarcado para a conversão desejada. Nos grandes cruzamentos, talvez nescessitem de mais de uma faixa ou carreira para as mótos, basta um pouco mais de tinta. Espero que tenha alguma utilidade ésta singela sugestão. "Tudo vale a pena ** a alma não é pequena"type:system,DRK_UBBX_MODULE |
||||
|
Acho que ** o transporte coletivo fosse mais agradavel e confiavel, muitos migrariam do transporte privado.
Agradavel no sentido de estar na moda. De ser bonito aos olhos dos cidadãos, assim como são os carros. Atrair as pessoas bonitas e elegantes para que também usem o transporte coletivo. \o/ type:system,DRK_UBBX_MODULE |
||||
|
| Powered by Social Strata | Página 1 2 3 4 |
| Por favor aguarde. Seu pedido está sendo processado |
|
|